Jacques Gosch/Rd News
Cuiabá/MT
coordenadora da Federação dos Povos Indígenas do Mato Grosso (Fepoimt), Eliane Xunakalo (PT), deve se tornar a primeira mulher indígena a assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A posse deve acontecer ainda neste ano.
A posse é resultado do acordo de rodízio entre os deputados estaduais do PT, que garante aos suplentes a oportunidade de legislar por tempo determinado. A notícia da posse de Eliane Xunakalo foi divulgada nas redes sociais do deputado estadual Lúdio Cabral (PT). O petista se afastará temporariamente do cargo.
"Fizemos um diálogo muito positivo com a nossa chapa e organizamos um calendário para, neste ano e no ano que vem, darmos oportunidade aos nossos suplentes para que eles possam ir ao plenário honrar os votos da população que nos elegeram", disse Lúdio.
O rodízio da bancada do PT teve início na quarta-feira (14). Com a licença de Valdir Barranco, o sindicalista Henrique Lopes tomou posse como deputado estadual. Lúdio deve se licenciar na segunda quinzena de junho, abrindo espaço primeiro para a Professora Graciele atuar como deputada estadual. Os suplentes Edna Sampaio, Altir Peruzzo e Eliane Xunakalo também serão contemplados pelo rodízio.