Assessoria PMMT
Barra do Garças/MT
Na tarde desta segunda-feira (28), durante a Operação Tolerância Zero contra Facções Criminosas, policiais militares do Grupo de Apoio (GAP) do 2º Batalhão prenderam um homem por desobediência, resistência, dano qualificado e apologia ao crime organizado, no município de Barra do Garças (MT).
A ação teve início após policiais do PROERD, que estavam em uma escola no bairro Santo Antônio, serem informados de que um indivíduo estaria gravando vídeos pulando sobre uma viatura da Polícia Militar, fazendo gestos ligados a uma facção criminosa e promovendo mensagens ofensivas contra a instituição. O suspeito fugiu do local antes da chegada da equipe, mas imagens das câmeras de segurança auxiliaram na identificação.
Horas depois, durante patrulhamento pelo bairro onde o fato ocorreu, a equipe do GAP localizou o homem com as mesmas características físicas e vestimentas, dentro de um comércio. No momento da abordagem, o suspeito tentou destruir o celular com que gravou os vídeos e se jogou ao chão, oferecendo resistência, sendo contido com o uso necessário da força e algemas.
Além da atitude afrontosa, o indivíduo possui uma longa ficha criminal, com mais de 50 passagens por crimes como roubo, tráfico de drogas, furto, porte ilegal de arma, ameaça, corrupção de menores, lesão corporal, desacato e desobediência, entre outros. Sua reincidência e histórico reforçam o grau de periculosidade e o desafio contínuo enfrentado pela Polícia Militar no combate ao crime e à atuação de facções em Barra do Garças e região.
O indivíduo foi conduzido à Delegacia da Polícia Judiciária Civil sem lesões corporais, juntamente com um aparelho celular apreendido e outros objetos. A ocorrência representa mais uma ação eficaz da PMMT no enfrentamento ao crime organizado e à intimidação promovida por facções criminosas na região.