Ismael Roberto
Santa Rita do Trivelato/MT
Uma história de superação e reconhecimento.
Obra de arte submetida em trabalho científico apresentado pela psicóloga Cinaria Fonseca, na Mostra Científica de Psicologia, foi classificada entre as 10 melhores obras pelo Conselho Federal de Psicologia e está para ser votada e premiada.
A psicóloga Cinaria que atende na Saúde Pública Mental, de Santa Rita do Trivelato, participou da Mostra Científica, no semestre passado e foi premiada com o trabalho, na etapa estadual. O trabalho era o relato de experiência – com a adolescente Rafaela França que estava em depressão e com encaminhamento médico para internação psiquiátrica.
“A história de Rafaela França mostrou que a força do cuidado em liberdade: com apoio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), CRAS e oficinas de arte, foi possível que minha paciente transformasse sua dor em pintura e assim superou a depressão”, conta a psicóloga Cinaria Fonseca.
Dentre os trabalhos de pinturas feitos por Rafaela, a tela intitulada "Livre pra ser diferente", foi incluída na Mostra Científica, na categoria “Manifestações Artístico-culturais” e que agora está para ser votada no site oficial do Conselho Federal de Psicologia.
Das 68 artes inscritas de todo o Brasil, a obra de Rafaela França está entre 10 melhores obras de arte pré-selecionadas. As três melhores artes serão estampadas na publicação dos Anais do Conselho de Psicologia.
Vote
A definição das três melhores obras de arte se dará por votação popular, disponível até o dia 3 de agosto de 2025, por meio de formulário online e voto único. A iniciativa reforça o protagonismo de quem vivencia o cuidado em liberdade e reconhece a arte como expressão de resistência, cuidado e transformação.
Participe da votação escolhendo 3 melhores obras de artes: (Vote aqui).
Premiação:
A "I Mostra Nacional de Práticas Profissionais", na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) integra as ações do CFP em defesa da Reforma Psiquiátrica, da luta antimanicomial e da consolidação de uma Psicologia comprometida com os direitos das(os) usuárias(os) da saúde mental e com os princípios do cuidado em liberdade.
A cerimônia de premiação das práticas vencedoras ocorrerá durante o 23º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), no dia 5 de setembro de 2025, em Manaus (AM).