NOVA MUTUM, 01 de Agosto de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,55
NOVA MUTUM, 01 de Agosto de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,55
Logomarca

SANTA RITA DO TRIVELATO Quinta-feira, 31 de Julho de 2025, 15:52 - A | A

31 de Julho de 2025, 15h:52 - A | A

SANTA RITA DO TRIVELATO / CURSO DE RECICLAGEM

Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Trivelato promove curso de Brigadista

Ismael Roberto
Santa Rita do Trivelato/MT



A Prefeitura de Santa Rita do Trivelato, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, promoveu o “Curso de Reciclagem de Brigadista” para servidores públicos municipais.

O curso iniciou na manhã da última terça-feira (29/07), com aulas teóricas, no Centro de Eventos e finalizou no dia 30, com aulas práticas, no Clube Magester.

O ciclo de reciclagem foi conduzido pelos Soldados Bombeiros Militares, Miele e J. Obem, do 5º Comando Independente de Bombeiros Militares (CBM), de Nova Mutum, que está sob o comando do Capitão Emanuel.

Vinte e três servidores de diversas secretarias da prefeitura de Trivelato que fizeram – o curso de Brigada: Tipo I, no ano passado – passaram pelo curso de reciclagem. O curso teve o objetivo atualizar os brigadistas sobre as novas normas e procedimentos e, para que os mesmos revalidem suas credenciais.

 

Foram abordados nas aulas teóricas: atendimento pré-hospitalar, segurança de cena, método de avaliação do paciente, cuidados com ferimentos, queimaduras, fraturas, contenção de hemorragias, obstrução das vias aéreas por corpo estranho, reanimação, animais peçonhentos, combate de incêndios urbanos, propagação de incêndios e sinalização de emergências. Já as aulas práticas foram ensinadas e aplicadas técnicas de massagem cardíaca de reanimação, bandagens e imobilização de membros, manuseio de mangueiras, identificação e uso de extintores e práticas de combate a incêndio.

O prefeito, Volmir Bassani, marcou presença na conclusão do curso, parabenizou a iniciativa dos servidores que se dispuseram a fazer o curso e ressaltou a importância do município ter pessoas capacitadas para atender casos de emergências nos eventos do município.

“A realização do curso de brigadistas em Santa Rita do Trivelato foi um passo importante para reforçar a segurança em nossos órgãos públicos. Capacitar os nossos servidores é investir na proteção de vidas e no preparo do nosso município frente as emergências”, salienta o Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Rogério Araújo.

O Secretário também agradece a parceria do Corpo de Bombeiros de Nova Mutum e todos os servidores que se comprometeram em se qualificar e manter a credencial de Brigadista.

O brigadista desempenha um papel crucial em uma cidade, pois ele é um agente de segurança capacitado e habilitado em respostas de casos de emergências, na prestação de primeiros socorros, na avaliação e orientação em casos de incêndios garantindo assim a proteção da população, patrimônios públicos e podem atuarem na segurança em eventos sociais e culturais.



Comente esta notícia