Metropoles
Russia
O ex-presidente da Rússia Dimitri Medvedev respondeu a uma ameaça feita pelo presidente dos EUA, Donald Trump, nesta quinta-feira (31/7). O ex-chefe do Kremlin disse que o norte-americano deveria lembrar que Moscou ainda possui o sistema soviético de retaliação nuclear, chamado de “Mão Morta”.
“Trump deveria se lembrar de como a lendária ‘Mão Morta’ pode ser perigosa”, escreveu Dimitri em seu canal do Telegram.
O “Mão Morta” é um sistema de retaliação nuclear automática desenvolvido durante a Guerra Fria pela União Soviética. É conhecido no Ocidente como Dead Hand (ou “Mão Morta”) e tem como objetivo garantir um contra-ataque nuclear mesmo que a liderança russa seja destruída em um primeiro ataque inimigo. O governo russo se refere à ferramenta como uma “arma apocalíptica”.
A fala do ex-presidente russo, aliado de Vladimir Putin, foi feita em reação a uma postagem de Trump na rede Truth Social, onde o presidente dos EUA criticou Medvedev por ter dito que a proposta de tarifas contra compradores de petróleo russo era “um jogo de ultimatos” que aproximava os dois países de uma guerra.
“Digam a Medvedev, o ex-presidente fracassado da Rússia que acha que ainda é presidente, para tomar cuidado com suas palavras. Ele está entrando em um território muito perigoso”, escreveu Trump.
Horas depois, Dimitri, ainda afirmou que Trump parece estar nervoso e que isso é sinal de que a Rússia está “no caminho certo”.