Gilmar Alves
Nova Mutum/MT
O Centro de Eventos do Sindicato Rural de Nova Mutum foi palco do workshop “Café Robusto: Da Roça ao Mercado”, na última quinta-feira, 1º de agosto, um evento que se destacou pela participação ativa de produtores, técnicos, estudantes e representantes do setor cafeeiro de todo o estado de Mato Grosso. Com o objetivo de promover a cultura do café robusta, a oficina se tornou um espaço de aprendizado e troca de experiências, abordando desde as pequenas propriedades familiares até as grandes produções.
A palestra de abertura foi conduzida pelo Sr. Jocir Kasecker Junior, da Embrapa de Sinop, que trouxe à tona o potencial da cafeicultura regional, além de discutir os desafios e as oportunidades que o setor enfrenta. Os participantes puderam aprofundar temas relevantes, como a sustentabilidade na produção cafeeira, inovações e tecnologias no cultivo do café robusta, e a importância da organização coletiva e das cooperativas.
O evento também destacou casos de sucesso no estado e boas práticas no campo, proporcionando um ambiente propício para que os participantes compartilhem suas experiências e aprendizados. A diversidade de palestras técnicas e de agricultura contribuíram para enriquecer o conhecimento dos presentes, que saíram do workshop com novas perspectivas sobre o mercado cafeeiro.
A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Márcia Coelho, ressaltou a importância do evento, afirmando: “Estamos em busca da troca de experiências e valorização da produção local, com a presença de especialistas e produtores que valorizaram para fortalecer a cadeia produtiva do café em Mato Grosso.”
O workshop “Café Robusto: Da Roça ao Mercado” não apenas promoveu uma discussão sobre a cafeicultura, mas também reforçou a união entre os diversos atores do setor, evidenciando a relevância do café robusta para a economia local e regional.