Lucione Nazareth/VGN
A partir da edição de 2025, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltará a permitir que os participantes utilizem as provas para obter a certificação de conclusão do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência. A mudança foi oficializada pelo Ministério da Educação por meio da Portaria MEC nº 382, assinada na última quinta-feira (22.05), pelo ministro Camilo Santana.
Para obter a certificação, o candidato deverá atingir a pontuação mínima de 450 pontos em cada área do conhecimento, conforme definida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); atingir pelo menos 500 pontos na redação; e ter pelo menos 18 anos completos na data da primeira prova do exame.
Veja mais: Evento 'Famílias na Praça' marcará a inauguração da nova praça Flor do Cerrado em Nova Mutum/MT
Após receber os resultados, o interessado deverá se dirigir a uma unidade dos Institutos Federais ou a instituições estaduais conveniadas com o Inep para solicitar o documento.
Ainda segundo o Ministério, a medida reforça o papel do Enem não apenas como porta de entrada para o ensino superior, mas também como uma ferramenta para a certificação da educação básica, ampliando as oportunidades para jovens e adultos concluírem seus estudos.